Friday, August 27, 2010

Partida / Chegada

Um blog! É um blog que é preciso para conseguir ir contando as novidades a todas as pessoas que me pediram para as receber. E é isso mesmo que vou fazer, ou pelo menos tentar (hey, o meu outro blog já vai em mais de 50 posts, para quem nunca escrevia não está mau).

Ora cheguei a Londres. A viagem começou em Lisboa. A Mãe e a Catarina foram-me buscar para me levar ao aeroporto, certificarem-se que tudo estava bem no check-in e despedirem-se.

O voo atrasou-se uma hora. Não por problema do aeroporto de Lisboa ou da TAP, mas porque em Heathrow as condições eram não-óptimas (leia-se nevoeiro e chuva) e por isso havia engarrafamento de aviões e estavam a atrasar tudo. Descolei às 17 horas em vez das 15:50, mas como o próprio embarque se atrasou e ofereceram bebidas enquanto esperávamos no avião, foi menos mal.

A chegada a Londres e a passagem no controlo de identificação foi "uneventful" também. Era um procedimento do qual me lembrava de Novembro de 2009 por isso não houve grandes dúvidas em para onde ir e como fazer, tal como não houve problema nenhum em comprar o bilhete do metro, descer as escadas do "Tube" e entrar no comboio, com destino a Green Park onde troquei de linha para Brixton. Tenho a apontar que arrastar 40 kg de coisas por estações de metro sem escadas rolantes não é grande brincadeira, mas felizmente que o meu sistema para conseguir levar tudo funcionou. Só dependia da minha força de braços e das condições das minhas costas que, até ver, aguentaram a paródia.

Finalmente cheguei ao Hootananny's. É um pub/discoteca/hostel em Brixton, na nº 95 da Effra Road (para quem quiser dar um saltinho ao Street View para ver como é.

Como pub, é simpático. Tem mesas de snooker, TV gigante para ver os jogos da Premier League e da Champions League e os hóspedes do Hostel têm 20% de desconto nas bebidas, o que francamente faz com que o preço da cerveja não fique exagerado. Boas notícias neste campo.

A parte da discoteca é de reggae. Sendo Brixton uma zona de Londres com uma (aparentemente) forte presença de comunidade jamaicana, não é de admirar. Não é o que mais me atrai, mas pode ser que haja uma ou outra noite engraçada que faça recordar os velhos tempos em que ia para a praia e me armava em surfista.

O hostel é acolhedor. São camaratas de 10 pessoas e estou na cama de cima de um dos beliches. Não há muito espaço para guardar as coisas, mas há uns cacifos para os valores e prateleiras na cozinha com identificação para cada um guardar as suas coisas. Tem free wi-fi e as casa de banho cumprem a sua função e são limpas. Até ver, parece-me positivo :)

Neste momento passa da meia noite e estou na sala comum a acabar de ver um filme na TV (ver é uma maneira de dizer, dado que estou a escrever no blog e não estou a prestar atenção ao filme). Ainda não meti conversa com muita gente, mas já deu para perceber pelos sotaques do inglês que estão aqui pelo menos 2 alemães, um italiano, um francês e alguns originários de países de lingua inglesa, se não forem da própria Inglaterra.

Na zona envolvente há, num raio de 100 metros, pelo menos 2 minimercados, uns mais apetrechados que outros, uma lavandaria, um barbeiro e alguns restaurantes com take away. E uma mercearia que estava fechada hoje mas por onde vou passar amanhã, pois chama-se "Nunes" e agora tenho que descobrir se o dono é português.

Quanto a observações sobre os preços: um corte de cabelo é mais barato que em Portugal. As gomas são do mesmo preço, mas de pior qualidade. De resto tenho um mundo inteiro para descobrir. Amanhã é dia de ir dar umas voltas e procurar comprar objectos que me façam falta.

No comments:

Post a Comment